quinta-feira, 3 de novembro de 2016

COMO INSTALAR CRUISE CONTROL EM AUDI A4 B8

COMO INSTALAR CRUISE CONTROL EM AUDI A4 B8




Mais um DIY, esta alteração serve para quem tem o modelo Audi A4 B8's e não tem cruise control e queira colocar cruise controlo com o volante normal ou multi-funções.
Neste caso é apenas o cruise control visto que o carro em questão já vinha equipado com volante multi-funções, mas o procedimento é praticamente o mesmo para ambos os casos.




Material necessário:
  • 1x Chave Bit T8 
  • 1x Chave Bit T20
  • 1x Chave Bit T30 
  • 1x Chave Bit M12
  • 1x Chave Sextavada 6
  • 1x Chave Philips fina ou uma peça em plástico que serve para remover plásticos
  •      VAG-COM para codificação.

  • Para cruise control (não activo) precisam de:
  • Conjunto de manetes: 8K0953502BD(Referencia para o Sedan), para a Avant as referencias podem ser AH,CH,AJ,CJ,AK,AL, entre outras, tem que ver se tem a função para a escova traseira)
  • Plástico por baixo da coluna de direcção: 8K0 953 512E 6PS (O 6PS é o código da cor, neste caso preto)
  • Caso já tenho multi-funções não precisam de mais nada.

  • Se quiserem montar o volante multi-funções precisam de:
  • Volante multi-funções, não vou meter referencia porque tem vários a escolha.
  • Cabo multi-funções: 8K0 971 589 A
  • Fita do airbag/Ring: 8K0 953 568 F, tem que ser F ou as seguintes, a F suporta Multi-funções, DIS e cruise control, as seguintes suportam ACC e line-assist. 


Tempo para execução esta modificação: 1Hora


Nível de dificuldade: Fácil



Aviso importante: Recomenda se que coloquem a chave na ignição, assim ficam com o volante destrancado e de seguida podem ir a mala desligar a bateria, basta desligar o negativo porque como tenho Start-Stop é mais fácil de tirar, para quem não tem penso que o positivo é mais fácil(cuidado para não tocar na chapa).















Atenção: Relembro que não me responsabilizo por quais quer danos que possam causar no vosso carro e aos módulos ou compononentes do mesmo. Sugiro que leiam este DIY com atenção e sigam as instruções conforme nelas descritas.


Para começarmos esta alteração em 1º lugar temos que começar por retirar o volante.
E perguntam vocês como posso retirar...?
É simples em muitos modelos Audi o processo é praticamente o mesmo em que começamos sempre por remover em primeiro lugar o airbag, depois os seus cabos no seu interior e assim chegamos ao volante em que um simples desaperto de um parafuso retiramos o volante.

Vamos lá então rodar o volante 90º para direita para que uma destas tampas fique virada para cima.
Nesta foto a tampa está a 0º (horizontal) ao rodar o volante já conseguiram remover a tampa e depois acessar ao parafuso que está no seu interior com uma chave Bit T30, desapertar o mesmo.
Em seguida é fazer o mesmo processo para o outro lado do volante em que é só rodar para o lado contrario o volante (180º), retirar a tampa e o parafuso que irão encontrar no interior. 
Ler com atenção: depois de retirarem os 2 parafusos que estão na traseira do volante o Airbag irá ficar solto e apenas preso pelos os cabos, por isso quando estiverem a retirar o ultimo parafuso mantenham a mão no airbag para não terem uma surpresa e partirem algum cabo.


Estas serão as duas fichas que vão encontrar no interior do volante e vão também ter que as desconectar.

( Depois de remover as fichas um conselho é rodarem o volante a olho para posição 0º (horizontal) )


Agora é desapertar o parafuso que vem na imagem com um bit M12.

Em alguns modelos e também como nos Audi A4 B8, quando tirarem o parafuso vão reparar que o volante e o eixo da coluna de direcção tem uma marca para se alinharem por isso não precisam de fazer marcações para descobrirem o centro. Basta verem a foto que se segue ilustrada.

Aqui já com o volante fora e com uma visão de perto do que vão encontrar pela frente, que passara por remover mais tarde estes plásticos em volta da coluna de direção.

Agora vamos trabalhar por cima da coluna de direção e junto ao quadrante tem um plástico como este que vem na foto que é preciso retirar.

 Depois de termos retirado os plástico que falei anteriormente agora vamos remover plástico de cima, da coluna de direção em que precisam de meter uma chave fina com cuidado ou então usar um remove plástico(preferível para não riscar) entre a junção das duas peças e assim destrancar a peça, em ambos os lados.

 Ficamos então algo como isto que vem na imagem seguinte.

Próximo passo é retirar estes 2 parafusos com um bit 20.
Não esquecer que na parte debaixo, também existe um parafuso, desapertem esse parafuso com o bit 20, no fim de estar desapertado basta puxar o modulo das manetes que sai logo.

Ficando no final com um aspeto como este que vem nesta imagem


Agora na parte parte de baixo, da coluna de direção vão ver duas fichas, uma amarela e uma preta, a amarela é do airbag e preta é das funções, basta puxar as duas.

Agora se espreitam por baixo vão ver uma braçadeira com um parafuso sextavado, desapertam o parafuso com a chave sextavada T30, no fim de terem desapertado basta puxar o modulo das manetes para o nosso lado que sai logo.


Agora com o modulo cá fora removem a fita do airbag (SMLS) para passar para o novo:


Para isso temos que remover um parafuso T8 que fica localizado na parte debaixo e dois clips em cima, existe também duas fichas uma grande e branca que fica por baixo e uma mais pequena que fica de lado. 

Não se esqueçam que tem que mudar a braçadeira no velho para o novo caso este não a tenha.



A montagem do SMLS (anel) novo é feita com os passos inverso da montagem.


Ao montarem tudo novamente na coluna de direção (modulo das manetes) vão reparar que existe uma ranhura como esta que vem na foto que é a posição de encaixe na coluna.

A restante montagem é feita da mesma forma que a desmontagem apertam novamente a braçadeira e ligam os dois conectores que se vêem na imagem.

Aqui fica uma foto para verem a diferença do resguardo que fica debaixo da coluna de direção onde vem o recorte para o Cruise Control.

Este é o aspeto final como fica ja com tudo no seu lugar.


Agora com tudo no sitio já podem ir ligar a bateria.


Nota: Caso tenham feito a instalação do volante multi-funções e tenham colocado um anel novo vão ter que calibrar o sensor G85, que vamos aprender como fazer mais a frente.

Não se preocupem da primeira vez que ligarem a ignição verem o quadrante cheio de luzes a piscar.


Próximo passo é ligar VAG-COM para codificarmos o cruise control e ativar os botões multifunções caso tenham instalado o volante com essa alteração. 


Vag-Com:
[01- Engine]
[16- Steering Wheel]
[07- Long Coding] - E ativar Cruise Control (CCS)


Ativar Multifunções:
[16- Steering Wheel]
[07- Long Coding]
[long Coding Helper] - E Ativam "Multifunction Steering Wheel Installed"

[56- Radio]
[07- Long Coding]
[long Coding Helper] - E Ativam "Multifunction Steering Wheel Installed"


Para Calibrar o sensor G85, temo que colocar o carro a funcionar e acedemos ao Vag-Com

"Steering Angle Sensor (G85) Calibration
[16 - Steering Wheel] -Turn steering wheel at least 30 ° left or right and back straight ahead (Tolerance: ±5.0 °).
[Security Access - 16] colocar o código: 40168
[Do It!]
[Basic Settings - 04]
[Group 001] 
[Go!]
Activate the Basic Setting.
[ON/OFF/Next] After a successful basic setting, field 3 should say "OK".
[Done, Go Back]
[Meas. Blocks - 08]
Group 033 Field 3 (Steering Angle Sensor -G85-)
Specification: 0.0 °
Tolerance (when straight): ±1.5 °
[Done] 

[Go Back]"

No final fazer um auto-scan para limpar os erros e ver se voltam um re-scan para ver se não volta apresentar erros.
Depois devem dar uma volta com o carro a ver se ficou tudo ok.




ATENÇÃO!! Todas as modificações aqui descritas são feitas com o seu próprio risco nao nos responsabilizamos por quaisquer danos causados. Antes de fazer qualquer alteração Contacte um concessionário antes de efectuar quaisquer alterações, pois podem invalidar a sua garantia de fábrica.



HOW RETROFIT CRUISE CONTROL AUDI A4 B8
COMMENT INSTALLER CRUISE CONTROL AUDI A4 B8
WIE TEMPOMAT AUDI A4 B8 INSTALLIEREN




A VagGuru Agradece:
Ao user Zerocool
E a AudiPT 

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